O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aprovou nesta terça-feira, 25, a criação do Programa Institucional de Bolsa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PIB-Pós) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
Inicialmente, o PIB-Pós vai ofertar 20 bolsas para cursos de Mestrado e 10 bolsas para cursos de Doutorado, com recursos próprios da Universidade. A previsão é que sejam implantados ainda no primeiro semestre de 2025.
O incentivo, nos mesmos valores dos concedidos por instituições como Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ainda precisa ser aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Uern.
“O PIB-Pós vai melhorar o acesso e a permanência, que é um desafio para a gente, muitas vezes, conseguir que esse aluno se dedique exclusivamente à formação de pós-graduação, porque ele não tem como se manter. Então, realmente, é muito importante. Várias universidades têm trabalhado nessa linha de complementar as bolsas das agências de fomento e a Uern agora também fazendo parte dessa história”, analisou a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).