PF cumpre mandados no RN em nova fase de operação que apura descontos ilegais em aposentadorias do INSS

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) cumpriram, nesta quinta-feira (13), sete mandados no Rio Grande do Norte durante uma nova etapa da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

De acordo com a Inter TV Cabugi, um dos mandados foi executado na residência de Gabriel Negreiros, tesoureiro da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), localizada em um condomínio de luxo em Parnamirim, na Grande Natal.

Em nota, a defesa de Gabriel Negreiros informou que a busca foi realizada de maneira “totalmente pacífica e colaborativa”. Celular, computador e veículo foram apreendidos.

“Gabriel Negreiros sempre se colocou amplamente à disposição para colaborar com as investigações. Essa postura permanece inalterada, ainda que a defesa, até o momento, não tenha tido acesso aos autos”, declararam os advogados.

Além do Rio Grande do Norte, a operação também teve alvos nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

No total, foram cumpridos mais de 60 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares. Entre os presos está o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Os investigados respondem por crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de ocultação e dilapidação de patrimônio.

O presidente da CBPA, Abraão Lincoln, já havia sido preso no dia 3 de novembro, após prestar depoimento à CPMI que apura os descontos ilegais no INSS, sendo liberado após pagamento de fiança.

cmm
Blog-na-Boca-da-Noite-400x400px-1
banner_cidade
8529383668197986653