Manifestações tomam capitais brasileiras contra anistia e blindagem parlamentar

Milhares de pessoas foram às ruas em 33 cidades do Brasil neste domingo (21), incluindo todas as capitais estaduais, para protestar contra projetos que, segundo os manifestantes, ameaçam a democracia e favorecem a impunidade de autoridades envolvidas em crimes graves.

Com o lema “Congresso Inimigo do Povo”, os protestos tiveram como principais alvos a proposta de anistia a condenados por envolvimento na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023 e a chamada PEC da Blindagem – uma Proposta de Emenda à Constituição que prevê que parlamentares só possam ser processados criminalmente com autorização prévia da Câmara dos Deputados ou do Senado.

As manifestações, organizadas por frentes ligadas a partidos de esquerda, sindicatos, movimentos sociais e estudantis, ocorreram em clima pacífico e reuniram grande público em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília e Belo Horizonte.

Em Salvador, o ato aconteceu na região da Barra e contou com a participação da cantora Daniela Mercury e do ator Wagner Moura, que destacou em discurso a importância da mobilização popular em defesa da democracia. Em Belo Horizonte, a manifestação foi embalada pela apresentação da cantora Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu.

Na capital pernambucana, Recife, o protesto na Rua da Aurora teve forte presença cultural, com apresentações do bloco de frevo Eu Acho é Pouco e de grupos de maracatu. Já em João Pessoa, os participantes criticaram diretamente o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), por seu apoio à PEC da Blindagem.

Os manifestantes também pediram a responsabilização do ex-presidente Jair Bolsonaro, já condenado por tentativa de golpe, e reforçaram a oposição a qualquer projeto que possa dificultar a punição de políticos por crimes comuns.

cmm
Blog-na-Boca-da-Noite-400x400px-1
banner_cidade
8529383668197986653