A comunidade Nova Esperança recebeu nesta quinta-feira (24) a 3ª edição do projeto “Secretaria Itinerante”, realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) em parceria com outros órgãos e entidades. Os agricultores atendidos exaltaram a iniciativa e destacaram a importância da medida levada a diversas localidades da zona rural.
A Seadru leva a essas comunidades todos os serviços oferecidos pela pasta municipal, como, por exemplo, a emissão e renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), cadastro do produtor rural, inscrição estadual, regularização de rebanho, declaração do corte de terra, além de doação de mudas.
Evanir Moreira da Silva é agricultora e reside na comunidade Nova Esperança. Ela esteve presente ao local onde foi realizada ação para fazer seu CAF e ressaltou a iniciativa da Secretaria de Agricultura em levar seus serviços para os agricultores familiares: “Estou muito satisfeita com a vinda de vocês à nossa comunidade para trazer essa ação. Com isso, a gente evita esse deslocamento até a cidade. Hoje vim tirar o CAF”, disse a agricultora.
Moradora da antiga Fazenda São João, Kátia Salete também solicitou o seu CAF: “Acho ótimo vocês virem até a gente porque evita o deslocamento à Secretaria de Agricultura. Muitas das vezes não temos condições de ir até a cidade e com a vinda do projeto ‘Secretaria Itinerante’ facilita para todos nós tirarmos os documentos que precisamos para a nossa agricultura familiar”, comentou.
3ª edição do projeto ‘Secretaria Itinerante’ ocorreu na comunidade de Nova Esperança.
Antônia Cândida da Costa e João Moreira são agricultores e também moradores da comunidade Nova Esperança. Eles foram fazer o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e comemoram a medida da Secretaria de Agricultura em disponibilizar a ação na localidade.
“Estou achando muito importante a Secretaria da Agricultura trazer esses serviços para cá. Evita o nosso deslocamento à cidade e consequentemente sem pagar passagem de ida e volta”, disse a agricultora. “É muito importante participar dessa ação da Secretaria de Agricultura porque nós não precisamos nos deslocar à cidade para fazer esses documentos necessários. Estando aqui é uma beleza para todos nós. Estou fazendo as declarações do corte de terra e de rebanho”, falou o agricultor.
Coordenador de Pecuária da Secretaria de Agricultura, Aluísio Sousa enalteceu o projeto em facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela pasta municipal.
“Estamos realizando mais uma edição do projeto ‘Secretaria Itinerante’, desta vez, na comunidade Nova Esperança, atendendo também comunidades vizinhas como Barrinha, Riacho Grande, Riachinho, Rancho da Caça. Estamos com um bom número de atendimentos aqui na Nova Esperança. Nesta ação contamos com importantes parceiros. Estamos conseguindo trazer todos os nossos serviços para facilitar o acesso do agricultor”, disse.
O projeto “Secretaria Itinerante” ocorre uma vez por mês numa comunidade escolhida pela Secretaria de Agricultura.