O Rio Grande do Norte comemora 524 anos nesta quinta-feira (7), data que lembra o dia em que o Marco de Touros, símbolo da colonização portuguesa, foi implantado no estado em 1501. A data comemorativa foi estabelecida pela Lei estadual 7.831, aprovada no dia 30 de maio de 2000.
Apesar da implantação do marco, o estado só foi colonizado, de fato, muitos anos depois, em 25 de dezembro de 1597, por meio de uma expedição comandada por Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque.
Como estratégia de defesa, os colonizadores começaram a construir um forte que foi chamado de Fortaleza dos Reis Magos, por ter sido iniciada no dia dos Santos Reis.
Com uma área total de 52 809,601 km², o Rio Grande do Norte está dividido em 167 municípios. Sua população é estimada em mais de 3,4 milhões de habitantes.
Curiosidades sobre o Rio Grande do Norte:
Pioneirismo feminino: O RN foi o primeiro estado brasileiro a ter uma eleitora, Celina Guimarães, em Mossoró, e também a primeira prefeita do Brasil, Alzira Soriano, no município de Lajes.
Abolição da escravidão: Mossoró aboliu a escravidão por conta própria cerca de cinco anos antes da Lei Áurea, de 1888, se antecipando ao restante do país.
Segunda Guerra Mundial: Durante a 2ª Guerra Mundial, Natal sediou uma base aérea estratégica dos Estados Unidos. Como resultado, elementos da cultura americana chegaram primeiro ao RN, como calça jeans, chicletes e refrigerantes industrializados.



